No stand Fendt da última edição da Agritechnica, todas as atenções convergiam para o gigantesco protótipo do tractor de 500 cavalos baptizado com a designação de Trisix Vario, que o fabricante alemão especializado na concepção e construção de tractores agrícolas apresentou no Salão de Hanover.
A recente revista trimestral Focus, editada pela Fendt, conta-nos a história deste audacioso projecto e das razões que levaram o aficionado e determinado engenheiro Robert Honzek, responsável pelo Departamento Preliminar de Produto da fábrica, a levar a cabo e a bom termo a possibilidade de produzir uma máquina que em termos qualitativos e quantitativos representasse o símbolo dos limites do desempenho em trabalho.
Consciente que os tempos que se avizinham vão necessitar cada vez mais de tractores de grande potência para melhor acudirem às maiores necessidades de alimentar uma população mundial em franco crescimento, Honzek e a sua equipa técnica puseram com o maior entusiasmo mãos à obra —, e depois do projecto apresentado e aprovado em termos de investimento e com a esperada garantia de êxito, a partir de Abril de 2006 deram o melhor que tinham para que em Setembro de 2007 viesse a ocorrer o nascimento de um protótipo que, ao ostentar a responsável camisola de uma Fendt, teria integrada a alta qualidade da lendária marca.
Inspirando-se num tractor com 6 rodas de dimensões iguais, concebido por um cliente do principal concessionário Fendt da República Checa, Robert Honzek e os seus desenhadores de produto construíram um tractor de 3 eixos de tracção, onde cada um dos quais é direccionável. O eixo frontal é direccionável por sistema hidro-pneumático “HGV”, os rodados equipam com um eficiente sistema de travagem e, para uma cabal eficiência, as rodas beneficiam de suspensão independente. Como resultado, para além de um círculo de viragem de 13,79 m, a combinação das rodas da frente com as restantes permitem uma excepcional manobrabilidade. Também no Trisix Vario o conforto de condução foi uma prioridade, não só através da suspensão independente das rodas, como por intermédio do conforto proposto para a cabina de luxo X-5.
Em relação às demais especificações deste modelo topo de gama, o principal responsável pelo futuro muito provável aparecimento desta nova série de tractores, diz no artigo que compilámos “que para citarmos e descrevermos a série interminável de características dos componentes que compõem o Trisix Vario e as inovações de que os mesmos beneficiam, precisaria de escrever uma longa novela”.
De momento, o novo Fendt Trisix Vario já foi apresentado à imprensa especializada e ao público, e a reacção dos entendidos foi altamente positiva. No entanto, e apesar dos mais rigorosos testes de controlo de qualidade a que já foi submetido e aprovado, há que esperar por uma decisão final da administração do Grupo até começar a ser fabricado em série para ser comercializado.
A recente revista trimestral Focus, editada pela Fendt, conta-nos a história deste audacioso projecto e das razões que levaram o aficionado e determinado engenheiro Robert Honzek, responsável pelo Departamento Preliminar de Produto da fábrica, a levar a cabo e a bom termo a possibilidade de produzir uma máquina que em termos qualitativos e quantitativos representasse o símbolo dos limites do desempenho em trabalho.
Consciente que os tempos que se avizinham vão necessitar cada vez mais de tractores de grande potência para melhor acudirem às maiores necessidades de alimentar uma população mundial em franco crescimento, Honzek e a sua equipa técnica puseram com o maior entusiasmo mãos à obra —, e depois do projecto apresentado e aprovado em termos de investimento e com a esperada garantia de êxito, a partir de Abril de 2006 deram o melhor que tinham para que em Setembro de 2007 viesse a ocorrer o nascimento de um protótipo que, ao ostentar a responsável camisola de uma Fendt, teria integrada a alta qualidade da lendária marca.
Inspirando-se num tractor com 6 rodas de dimensões iguais, concebido por um cliente do principal concessionário Fendt da República Checa, Robert Honzek e os seus desenhadores de produto construíram um tractor de 3 eixos de tracção, onde cada um dos quais é direccionável. O eixo frontal é direccionável por sistema hidro-pneumático “HGV”, os rodados equipam com um eficiente sistema de travagem e, para uma cabal eficiência, as rodas beneficiam de suspensão independente. Como resultado, para além de um círculo de viragem de 13,79 m, a combinação das rodas da frente com as restantes permitem uma excepcional manobrabilidade. Também no Trisix Vario o conforto de condução foi uma prioridade, não só através da suspensão independente das rodas, como por intermédio do conforto proposto para a cabina de luxo X-5.
Em relação às demais especificações deste modelo topo de gama, o principal responsável pelo futuro muito provável aparecimento desta nova série de tractores, diz no artigo que compilámos “que para citarmos e descrevermos a série interminável de características dos componentes que compõem o Trisix Vario e as inovações de que os mesmos beneficiam, precisaria de escrever uma longa novela”.
De momento, o novo Fendt Trisix Vario já foi apresentado à imprensa especializada e ao público, e a reacção dos entendidos foi altamente positiva. No entanto, e apesar dos mais rigorosos testes de controlo de qualidade a que já foi submetido e aprovado, há que esperar por uma decisão final da administração do Grupo até começar a ser fabricado em série para ser comercializado.
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